[obm-l] Solucoes da IMC

 Oi Marcio e pessoal da lista,

 Estamos aguardando a recorrecao que serah amanha, visto que acho que terah
muita mudanca depois disso. Qto aas suas solucoes:

PRIMEIRO DIA

Prob 1: todo mundo fez considerando subconjuntos contidos nos intervalos
[1/(k+1), 1/k] e o reciproco negativo. Cada subconjunto desses sera finito,
de modo que a soma enumeravel de conjuntos finitos eh enumeravel.

 Prob 2: O Alex e mais alguns fizeram desse jeito. Eu fiz uma inducao um
pouco mais complicada e indo de um em um.

 Prob 3: basicamente igual.

 Prob 4: tente considerar tres pontos de uma mesma cor. Fazendo isso, a
quantidade de pontos da cor oposta sera maior do que a da cor dos tres pontos.
Entaum se vc tomar outros tres pontos da cor oposta, voce chegara a um absurdo.

 Prob 5: existe uma generalizacao, mas nao tou lembrado agora. A ideia eh
dividir o intervalo no meio e usar inducao.

 Prob 6: ainda naum sei, mas acho que seja do jeito que vc fez.

SEGUNDO DIA

 Prob 1: considere submatrizes 2x2 de cada uma das duas matrizes e veja
o que acontece.

 Prob 2: Considere F = int(sqrt(f)) e G = int(sqrt(g)), mostre que F e G
saum convexas, tem pontos finais iguais e F <= G. Analise o comprimento
de arco do grafico... Praticamente feita!

 Solucao do Alex:
 LEMA: Seja f continua tal que int(a, b)(f) = 0, int(x, b)(f) >= 0 e seja
h de classe C^1 nao decrescente. Entaum int(a, b)(f*h) >= 0.

  PV: Temos que int(a, b)[int(x, b)(f(t)*h'(x))dt]dx >= 0, pois h'(x) >=
0. Troque a ordem de integracao para concluir o lema.

  SOLUCAO DO PROBLEMA: use
   f := sqrt(f) - sqrt(g) e
   h := (sqrt(f) + sqrt(g))(sqrt(1 + f) + sqrt(1 + g)).
   h nao eh C^1 mas eh nao decrescente e portanto pode ser aproximada por
funcoes C^1 nao decrescentes (Stone-Weiertrass). Fim.

 Prob 3: existem varias solucoes. Eu usei um polinomio e trabalhei com as
raizes n-esimas da unidade rotacionadas de um fator pras contas darem certo.
A maioria integrou a funcao distancia a cada p_i sobre a circunferencia
e o Humberto considerou os vertices de um quadrado e mostrou que a soma
das distancias de cada p_i a esses vertices eh sempre >= 4 (na verdade,
soh sao necessarios dois pontos diametralmente opostos).

 Prob 4: apos pensar um pouco, suspeita-se que os autovalores sao lamba_i
+ lambda_j com multiplicidade m_i*m_j.

 Prob 5: soh eu fiz do Brasil, usando que |lnx| >= 1 - x para todo x em
[0, 1]. Com isso, vc fica com uma integral que dah pra calcular e que dah
exatamente 1.

 Prob 6: a solucao oficial eh um argumento combinatorio escroto, como tah
me dizendo o Alex aqui do lado. Ninguem ainda tentou entender, hehe...

  As pontuacoes parciais jah sairam. Por enquanto quem estah em primeiro
lugar fez 190 ptos. No primeiro dia, o que fez mais foi 110. Isso mostra
a maior dificuldade do segundo dia, que nao tava com nenhuma questao muito
facil. A segunda questao estah muito mal colocada (acho que do Brasil soh
o Humberto fez). Achei a tres a mais facil do segundo dia. A solucao oficial
eh a que o Claudio fez. Ok, acho que eh soh isso. Amanha esperamos mandar
um email com boas noticias, hehe...

Yuri e Alex