[obm-l] Re: [obm-l] Re: Ajuda sobre espaços de Baire

Oi Ana,
Escreva o que vc fez para que se possa dar uma opiniao.
Deve haver outras provas sem o conceito de oscilacao, mas acredito que sejam
semelhantes. A prova que eu sugeri eh simples, sim. O que se tem basicamente
que fazer eh jogar com infimos eh supremos. Dando um exemplo,  vou mostrar
que f eh continua em x de X sse w(x) =0.

Se f eh continua em x, entao para todo eps>0 existe uma vizinhanca V de x
tal que |f(v) - f(x)| < eps para todo v de V. Pela desigualdade do
triangulo, temos entao que |f(v1) - f(v2)| < 2eps para todos v1 e v2 de V.
Logo, 2eps eh limite superior do conjunto {|f(v1) - f(v2)| : v1 e v2 estao
em V}. Isto implica que W(V) = sup {|f(v1) - f(v2)| : v1 e v2 estao em V}
<= 2eps (consequencia da definicao de supremo). Assim, x possui uma
vizinhanca V com oscilacao W(V) <= 2eps. Como a oscilacao de f em x eh W(x)
= inf {W(U) : U estah na  colecao das vizinhancas de x}, temos W(x) <= W(V)
<= 2 eps. Como esta desigualdade vale para todo eps>0 arbitrariamente
escolhido e W(x), em virtude de sua definicao, naum eh negativo, temos
necessariamente que W(x) = 0.
Se, por outro lado, W(x) = 0, entao W(x) < eps para todo eps>0. Da definicao
de W(x), segue-se que nenhum eps>0 eh limite inferior do conjunto {W(U) : U
estah na  colecao das vizinhancas de x} (consequencia da definicao de
infimo). Logo, para todo eps>0 existe uma vizinhanca V de x tal que 0<= W(V)
< eps. Considerando agora a definicao de W(V), temos que |f(v1) - f(v2)| <=
W(V) < eps para todos v1 e v2 de V. Como x pertence a V, temos |f(v) - f(x)|
< eps para todo v de V. Resumo da opera: para todo eps>0, existe uma
vizinhanca V de x tal que |f(v) - f(x)| < eps para todo v de V  ---
justamente a definicao de continuidade de f em x.

As outras demonstracoes sao mais simples que esta. Jogue com infimos e
supremos.
Artur