Re: [obm-l] Matrix-Anexo

Utilizando o teorema de Jacobi, somei a 2a. e a 3a. coluna na primeira, obtendo:
7+k    2    1
k-3    k    -1
7+1    2    3+k

Novamente utilizando o teorema de Jacobi, multipliquei a última linha por (-1) e somei à primeira:
0       0        -(2+k)
k-3     k        (-1)
7+k    2        3+k

Agora utilizando o teorema de Laplace, e escolhendo-se a primeira linha, temos:

detA = (-1)^(1+3)*[-(2+k)]*(-k^2 - 5k - 6)
detA = (2+k)(k^2 + 5k + 6)

Utilizando as relações de Girard, temos que a soma das raizes do polinômio do 2o. grau é:
S1 = -5/1 = -5

A outra raiz é obtida através da equação do 1o. grau, e vale -2.
Portanto, a soma das raizes é -7.
É interessante notar que utilizando Jacobi juntamente com Laplace, o determinanete já sai fatorado, o que simplifica as contas, além de evitar uma possível equação do 3o. grau.

Não entendi a resolução do Guiu, mas imagino, apenas imagino que tenha algo relacionado com Auto-Valores ou Diagonalização de Matriz. Estou "chutando", completamente, pois nunca estudei esses conceitos, apenas ouvi falar.

[]z,
Marcelo