[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Área máxima

    Não consigo dizer se voce está certo ou errado. A conclusão está correta
(a resposta é de fato o equilátero), mas eu pelo menos não consegui enxergar
nenhuma ligação direta entre o fato de a área ser A = abc/4R e o seu máximo
ser atingido no equilátero.. Por que o fato de se ter A = abc / 4r implica
que A é máxima quando a=b=c???
    Segue abaixo uma solucao para o caso geral.
Dado um poligono convexo de n lados, chame de x_1, x_2, ..., x_n os angulos
centrais que enxergam como cordas os lados do poligono. A area de cada
triangulo formado por um lado e o centro da circunferencia eh
(1/2)*(R^2)sen(x_k), de modo que a área total é:
    S = (1/2)*(R^2)*[sen(x_1)+sen(x_2)+...sen(x_n)]
    Como f(x) = senx tem segunda derivada f''(x) < 0 em (0,pi) e todos os
x_i estao nesse intervalo, a desigualdade de Jensen nos dá:
    [sen(x_1)+sen(x_2)+...+sen(x_n)]/n <= sen[(x_1+x_2+...+x_n)/n] =
sen(2pi/n), com igualdade sse x_1=x_2=...=x_n (e portanto o polígono é
regular).
    Portanto, S <= (1/2)*R^2*n*sen(2pi/n), com igualdade sse o polígono é
regular.
    Isso responde a pergunta original, que perguntava como deve ser um
polígono inscrito de área máxima.
    []s
    Marcio