[obm-l] Subgrupos normais ( correcao )

Ola Pessoal,

Escrever com pressa sempre nos faz cometer erros simplorios e imbecis. A
mensagem abaixo esta
incompleta, pois precisamos impor que N >= 3. Aqui vai uma demonstracao
classica :

Um grupo de ordem 2 e evidentemente abeliano. Um de ordem 4, por ter ordem
quadrado de
um primo, e igualmente abeliano. Considere entao um grupo G de ordem 8.

1) G tem um elemento de ordem 8
Seja "g" tal que |<g>|=8. Entao G=<g> e G e ciclico. Logo, G e isomorfo
Z/8Z.

2) G nao tem um elemento de ordem 8

2.1) G nao tem um elemento de ordem 4
Entao, pelo teorema de Lagrange, segue que todo elemento de G ( diferente da
unidade ) tem ordem 2 e, portanto, G e abeliano ( prove isso ! ). Tomando um
g qualquer pertencente a G
segue que <g>={e,g}. Tomando agora um h pertencente a G-<g>, segue que H =
{e, g, h, gh }
e um subgrupo de G ( prove isso ! ) e, finalmente, tomando k pertencente a G
- H segue que
K = {e, g, h, gh, k, gk, hk, ghk } e um subgrupo de G ( prove isso ! ). Logo
:

G = K = {e, g, h, gh, k, gk, hk, ghk } = {(g^i)(h^j)(k^L) com i,j,L = 0,1 }

A funcao

F:(Z/2Z)X(Z/2Z)X(Z/2Z) -> G
(i_ ,j_, L_ ) -> (g^i)(h^j)(k^L)     .... i_ = i barra = classe de
equivalencia de i

E claramente um isomorfismo ( prova isso ! ) e, portanto, G e isomorfo a
(Z/2Z) x (Z/2Z) x (Z/2Z)

NOTA : onde coloquei ( prove isso !) fui honesto, isto e, a prova e
realmente elementar. Estou me
concentrando apenas no essencial.

2.2) G tem um elemento de ordem 4
Seja g pertencente a G tal que |<g>|=4. Entao <g>={e, g, g^2, g^3}. Tomando
um h em
G-<g> segue que {e, g, g^2, g^3, h, gh, (g^2)h, (g^3)h } e um grupo ( prove
isso ! ) e,
portanto, G = {e, g, g^2, g^3, h, gh, (g^2)h, (g^3)h }.

Quem e h^2 ? Ele nao pode ser nenhum dos elementos   h, gh, (g^2)h e (g^3)h
pois isto,
por razoes elementares ( prove isso ! ) conduziria a absurdos ( por exemplo
: h^2=h => h=e ...
absurdo, h^2 = gh => h = g ... absurdo ). Logo, h^2  so pode ser igual a um
dos elementos
e, g, g^2 ou g^3.

Quem e hg ? Ele nao pode ser nenhum dos elementos e, g, g^2, g^3 ou h pois
isto,
por razoes elementares ( prove isso ! ) conduziria a absurdos. Logo, hg so
pode ser igual a
um dos elementos gh, (g^2)h ou (g^3)h.

Temos portanto as seguintes certezas e possibilidades :

( certezas )
|G|=8, G=<g,h>, g^4=e

( possibilidades )
h^2 = g^A onde A pode ser 0, 1, 2 ou 3
hg = (g^B)h onde B pode ser 1, 2 ou 3

como hg=(g^B)h  => hg(h^(-1))=g^B e como |<g>|=4 segue que B nao pode ser 2,
logo
temos B = 1 ou B=3. Igualmente, h^2 nao pode ser g e nem g^3 pois sendo
|<g>|=4 isto
implicaria |<h>| = 8 ... absurdo. Assim, h^2 = e ou h^2 =^g^2.

Vemos que ficamos reduzidos as possibilidades :

GRUPO 1:
|G|=8, G=<g,h>, g^4=e
h^2= e  ,  hg = gh

GRUPO 2:
|G|=8, G=<g,h>, g^4=e
h^2 = e , hg = (g^3)h

GRUPO 3:
|G|=8, G=<g,h>, g^4=e
h^2=g^2, hg = gh

GRUPO 4:
|G|=8, G=<g,h>, g^4=e
h^2 = g^2, hg = (g^3)h

Observe que, propositalmente, eu escolhi h^2 ( e nao h^4 ... ). Fiz assim
para que os expoentes,
escolhidos minimamente, podessem caracterizar univocamente os grupos. A
menos de isomorfismos
eles sao, portanto, unicos. Agora, eu afirmo que os grupos 1) E 3) sao
isomorfos a Z/4ZxZ/2Z.
( prove isso ! ) A diferenca e devido a existencia de mais de uma dupla de
geradores. O grupo 2) todos ja devem ter reconhecido, e o famoso D4, ou
seja, o grupo das simetrias do octogono.

Quem e o grupo 4 ? Vou contar uma historia pra voces ...

Ha mais de 100 anos atras, um jovem senhor descobriu um tesouro ... Ele
pensou mais ou menos
assim : "Por que eu sou obrigado a pensar que todos os objetos do mundo so
se relacionam de
forma comutativa ? " Por que me obrigam a pensar que, sempre, ab=ba, sejam
quais forem os
objetos "a" e "b" ? Sera que estou ficando louco ? Nao sera isso uma heresia
tao grande quando
querer desobedecer o "sagrado" 5 postulado de Euclides ?

Mas ... ( Um Graaaaaande Mas !!!!! ) Se eu pensar assim eu posso extender a
multiplicacao
entre variaveis complexas para o Universo Tridimensional ... Se eu fizer :

ij = k e ji = -k
jk = i e kj = -i
ki = j e ik = -j

Posso usar QUAdruplas a + bI + cJ + dK de forma que o produto espacial entre
elas segundo o
produto :

(a,b,c,d)*(a',b', c', d') = (aa'-bb'-cc'-dd') + (ab' + ba' + cd' - dc')I +
(ac' + ca' + db' - bd')J +
(ad' + da' + bc' - cb')K

me dá 3 copias de C ( conjunto dos complexos ).

O Jovem Senhor se chamava HAMILTON acabava de descobrir os QUATERNIOS, dando
este nome em virtude de ter sido obrigado a usar 4 valores ( e nao 3, como
ele supos durantes longos 10 anos ! ) e admitir a nao comutatividade na
multiplicacao dos "vetores canonicos".

O Grupo 4 la em cima e o grupo dos QUATERNIOS. Ele e um grupo que todos os
seus subgrupos
sao normais e e uma das Joias da Matematica. Voce sabe que esta diante de um
tal grupo quando :

G=<g,h>       ( O grupo e gerado por dois elementos )
g^A = e      onde A = 2^(N-1)
h^2 = g^B  onde B = 2^(N -2)
hg=(g^C)h  onde C = ( 2^(N-1) ) - 1

O grupo G e conhecido por Qn.

Uff ! Que trabalheira Claudio ! Mas a nossa lista merece. Agora fica como
exercicio pra voce provar os fatos elementares que omiti e, sobretudo, que
todos os subgrupos de Q3 sao, de fato, normais.

Um Abraco a Todos
Paulo Santa Rita
5,1709,240604

http://messenger.msn.com.br