Re: [obm-l] RES: [obm-l] semi-off: numeros aleatórios

On Tue, Jun 22, 2004 at 11:41:25PM -0300, Guilherme wrote:
> Vale lembrar que mesmo as fontes de rádio captadas da Terra vêm de
> fontes não aleatórias. Estou para ver números REALMENTE aleatórios
> (talvez o decaimento de substâncias radioativas).

Estas afirmações são bastante discutíveis. Será que não existe nenhum
efeito quântico envolvido nestas fontes de rádio? Se houver, estes bits
talvez sejam tão "realmente" aleatórias quanto os que vêm do decaimento
de substâncias radioativas, não?

Outro semi-off: o Sergio Volchan escreveu um excelente artigo sobre
números aleatórios na Monthly:

Volchan, Sérgio B., What is a Random Sequence?,
American Mathematical Monthly, Vol. 109, No. 1 January 2002, pp 46-63

[]s, N.