Re:[obm-l] Ajuda em Algebra - URGENTE!!!!!

De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Cópia:
Data: Sat, 19 Jun 2004 22:29:40 -0300 (ART)
Assunto: [obm-l] Ajuda em Algebra - URGENTE!!!!!

> 1-Porque todo corpo é um Dominio de Fatoraçao Unica?E
> a reciproca?

Num corpo, todo elemento nao nulo eh inversivel. Logo, um corpo nao possui elementos irredutiveis.

Um DFU eh um dominio de integridade onde todos os elementos nao-inversiveis e diferentes de zero se decompoe (fatora), de forma unica (a menos de ordem e multiplicacao por inversiveis), num produto finito de elementos irredutiveis.

Como um corpo nao possui irredutiveis, a definicao se aplica por vacuidade (mais ou menos da mesma forma que eh verdade que o conjunto vazio eh subconjunto de qualquer conjunto).

A reciproca nao vale. Exemplo: Z eh um DFU que nao eh corpo.

> 2-Demonstre que se A é dominio de integridade e c um
> irredutivel em A entao A[t] não é dominio de Ideais
> principais.Com isso conclua que Z nao é DIP.(O que
> isso tem haver com MDC???)

Z eh DIP sim. Acho que voce quer dizer Z[t], que realmente nao eh DIP.

Se A eh um dominio de integridade que contem um irredutivel c, entao, o ideal (t - 1,c) do dominio A[t] nao eh principal. Por exemplo, veja o problema que o Joao Paulo mandou ontem pra lista.

> [...]
> esclarecimentos, leia abaixo:
>
> Teorema 1:Em um Dominio todo primo é irredutivel.
>
> Dominio de Fatoraçao Unica(DFU):
> Existencia(Extc):Todo elemento nao invertivel se
> fatora em um produto finito de irredutiveis.
> Unicidade(Uncd):A fatoraçao em irredutiveis é unica, a
> menos da ordem da ordem dos irredutiveis e dos
> associados.
>
> Afirmaçao:Em um dominio Teorema 1 e Uncd são
> equivalentes.
>
> Minha interpretaçao:
> Com a Afirmaçao, dado um Dominio D, como o Teorema 1 é
> verdadeiro para todo dominio, para mostrar que D é

A interpretacao estah correta, mas a afirmacao estah errada.
A afirmacao correta eh:
Num dominio, todo irredutivel eh primo <==> Uncd eh verdade.

[]s,
Claudio.