[obm-l] RE: [obm-l] TÚNEL DO TEMPO! - complemento

Faltou dizer que a árvore FICOU com a altura de 60+41/8 = 65 1/8 côvados...

Abracos,
Rogério.

------------------------------

Olá Jorge, olá pessoal!

Problema da árvore :
Considerando que as parcelas de subida/descida são absolutas, e que toda a
acão comeca no início de um dia, podemos afastar a influência do
comportamento da árvore sobre a aproximacão entre gato e rato, e escrever o
seguinte:

Rd=1/2=  6/12   (descida do rato, em côvados)
Rs=1/6=  2/12  (subida do rato)
Rt = Rd-Rs=4/12 (movimento total do rato)

Gs= 1 = 12/12
Gd=1/4=  3/12
Gt=Gs-Gd=9/12

A=60= 720/12 (distância inicial)

Até que a distância entre gato e rato seja de 18/12côvados, não existe
interferência entre a movimentacão deles . Esta situacão ocorre em
(A-Gs-Rd)/(Rt+Gt) dias, ou seja, 702/18=39 dias exatos.
Portanto, eles se encontrarão ao final da 1a parte do quadragésimo dia,
quando a árvore terá crescido de 39*(1/4 - 1/8) + 1/4 = 41/8 côvados.

-----------------------------------

Problema dos trens:
Se nosso trem estivesse parado , veríamos um trem em sentido oposto na taxa
média de 1 trem a cada 24 h.  Como estamos nos movimentando com a mesma
velociadade média, mas em sentido oposto, veremos um novo trem a cada 12hs ,
em média. Já que a viagem dura 6 dias inteiros, veríamos 12 trens, mas o
último também não vale, pois estaria na estacão, portanto o total encontrado
seria de 12-1=11 trens.

Abracos,
Rogério.