[obm-l] TÚNEL DO TEMPO!

Olá! Pessoal!

Sobre uma árvore que tem 60 côvados de altura, está um rato; em baixo, no chão,
acha-se um gato. O rato desce por dia, 1/2 côvado e, de noite, sobe, de novo,
1/6 de côvado. O gato trepa um côvado por dia, mas desce de noite, 1/4 de
côvado. A árvore cresce, cada dia, 1/4 de côvado, mas, de noite, enrugando-se,
encolhe 1/8. Quando é que o gato alcança o rato e de que altura ficou, então a
árvore?

Um trem parte da cidade A para a cidade B todos os dias às 9 horas da manhã e
sai outro de B para A diàriamente e à mesma hora. Todos os trens levam
exatamente 6 dias de viagem. Se vocês viajassem num desses trens quantos
encontrariam correndo em sentido oposto, não incluindo o que tivesse chegado
quando eu partisse e o que tivesse partido quando eu chegasse?

NOTA: Vale salientar que tenho recebido inúmeras respostas divergentes para
ambos os problemas, mas fiquei curioso quanto à uma resposta de 11 trens!!!

WebMail UNIFOR - http://www.unifor.br.