[obm-l] PARADOXO DE SIMPSON!

Oi, Pessoal! Caro Fábio, esta sua afirmação é exatamente a minha dúvida. Vejam
um caso em que as probabilidades condicionais apresentam comportamento
peculiar!

Um jogo pouco comum requer algumas cartas especiais. Há quatro variedades e os
baralhos A e B contém números diferentes dessas cartas. Com o baralho A, mostre
que P(X/vermelha, baralho A) > P(X/verde, baralho A). Com o baralho B, mostre
que P(X/vermelha, baralho B) > P(X/verde, baralho B). Suponha que os dois
baralhos sejam combinados (misturados) formando um baralho único de 80 cartas.
Quantas cartas há de cada uma das quatro variedades? Se vamos extrair
aleatóriamente uma única carta desse baralho, é verdade que P(X/vermelha,
baralho combinado) > P(X/verde, baralho combinado).

     Baralho A              Baralho B

   Vermelho  Verde      Vermelho   Verde
X     5       14     X     5         2
Y     5       16     Y    20        13

Bom Final de Semana! E a minha dúvida continua à respeito da afirmação do Fábio?

WebMail UNIFOR - http://www.unifor.br.