[obm-l] Problema dos canhões

Title: Problema dos canhões
Oi, pessoal:

Há algum tempo o Wellington mandou o problema abaixo pra lista.
Na época eu dei uma solução, mas hoje percebi que estava errada.
Finalmente, após uma troca de msgs particulares, acho que ele e eu chegamos a um consenso. Mesmo assim, eu gostaria de ver outras opiniões.

O problema é o seguinte:

n cidades estão em guerra. Há n canhões idênticos, A1, A2, ..., An, um em cada cidade, que ocupam os n vértices de um mesmo n-gono regular. O canhão A1 aponta para o canhão A2, o A2 aponta para o A3, ..., e o An aponta para o A1. Os mísseis de cada um dos n canhões são teleguiados, apontando, em cada instante da sua trajetória, para o míssil do canhão alvo.

Os n canhões disparam ao mesmo tempo. Considerando que a distância entre dois canhões consecutivos é L, e que a velocidade escalar dos mísseis é constante e igual a V, calcule o tempo até a colisão.

Apenas para os mais rigorosos: por incrivel que pareça, não há obstáculos na trajetória dos mísseis.

[]s,
Claudio.