Re: [obm-l] Problemas em Aberto

on 31.05.04 16:25, niski at fabio@niski.com wrote:

> Bom a area de um quadrilatero ciclico (que pode ser inscrito num
> circulo) é a maior possivel para qualquer quadrilatero com lados dados.

E demonstrar isso eh um bom exercicio de trigonometria.
Soh que o quarto lado nao eh dado. Serah que, mesmo assim, o quadrilatero de
maior area eh o inscritivel?

> E a area deste quadrilatero ciciclo pode ser dada como
> sqrt((s-a)(s-b)(s-c)(s-d)) onde s é o semiperimetro, talvez derivando e
> pesquisando pontos de maximo e minimo saia a resposta..

Se concluirmos que o quadrilatero de area maxima eh o inscritivel, nao ha
duvidas. Soh que voce vai cair numa equacao de 3o. grau em d.

Eu me pergunto se nao ha uma solucao mais elementar.

[]s,
Claudio.