[obm-l] Re:[obm-l] Números complexos e outro

2° ex.

Usando a def. de exponencial complexa, mesmo assim
temos:

z=e^Pi*i/2 =e^(0+i.pi/2)=e^0.(cos(pi/2)+i.sen(pi/2))

Assim as raízes quartas de z são da forma:

z_k=1^4.{cos[(pi/2+2kpi)/4]+i.sen[(pi/2+2kpi)/4] para
k=0,1,2,3.

Assim as raizes são:

z_1=1.(cos(pi/2)+i.sen(pi/2))
z_2=1.(cos(5pi/8)+i.sen(5pi/8))
z_3=1.(cos(9pi/8)+i.sen(9pi/8))
z_4=1.(cos(13pi/8)+i.sen(13pi/8))

Axo que deva ser isto. A definição de exp.complexa é
fundamental para o estudo de números complexos (no
ensino médio não creio que seja dada, eu vi semestre
passado.) A definição é a seguinte: e^(x+i.y)=
e^x.(cosy+i.seny). Para encontrar e^i faça a expansão
da exponencial supondo que esta satisfaça as prop. do
corpo dos reais, desta maneira separe os termos de
ordem par dos de ordem impar.

falow ai

> Olá
>
> Eis alguns exercícios :
>
> 1 ] Sejam a e b dois números naturais com b # 0 . Se
r é oresto da divisão
> de a por b então o resto da divisão de a^n por b é
igual ao resto da divisão
> de r ^n por b . Utilizando este teorema , calcular o
resto da divisão de
> [5342177]^8 por 9.
>
> 2 ]  ITA - As raízes de ordem 4 do número
z=e^Pi*i/2  , onde i é a unidade
> imaginária , são [na forma trigonométrica] ?
>
> 3 ]  ITA - Seja S o conjunto dos números complexos
que satisfazem,

> http://messenger.msn.com.br

> Instruções para entrar na lista, sair da lista e
usar a lista em

Atenciosamente,

Engenharia Elétrica - UNESP Ilha Solteira
Osvaldo Mello Sponquiado
Usuário de GNU/Linux

AntiPop-up UOL - É grátis!
http://antipopup.uol.com.br/