RE: [obm-l] determinantes

Quando eu estava no Científico (hoje ensino médio) os livros didáticos definiam determinante como o Hugo. Parece-me a maneira melhor de faze-lo para um aluno de ensino medio. Na verdade, os livros davam uma simplificadazinha que tornava incompreensivel o porque de o determinante de uma matriz ser igual ao da sua transposta, mas, fora isso, enunciavam-se e provavam-se todos os teoremas relevantes, inclusive o de Laplace, de modo compreensível para um aluno do segundo científico. Sofria-se no inicio, com uma semana inteira dedicada a inversões antes de chegar a definição de determinante, porem, posteriormente, o desenvolvimento da teoria era rapido e justificado (provava-se tudo).
Hoje, com o ensino "pratico e objetivo", livre dos professores que so querem complicar (provar para que? todo mundo ja sabe que é verdade mesmo!), define-se determinante pelo teorema de Laplace; isso torna complicado provar os teoremas, mas, nesses tempos praticos e objetivos, ninguem vai provar nada mesmo, a Matematica que se ensina nao tem mais teoremas, tem apenas observações...
Na época, início da década de 60, tentando resolver o que era, para mim, um mistério (o do determinante da transposta) descobri um livro que expunha de modo claro e compreensivel a teoria dos determinantes: Lições de Algebra e Analise, de Bento de Jesus Caraça. Nele se encontra a mais didatica exposição da teoria dos determinantes, provando-se tudo.

Mensagem  enviada  pelo  CIP  WebMAIL  - Nova Geração - v. 2.1
CentroIn Internet Provider          http://www.centroin.com.br
Tel: (21) 2542-4849, (21) 2295-3331        Fax: (21) 2295-2978
Empresa 100% Brasileira - Desde 1992 prestando servicos online