Re: [obm-l] determinantes

A aplicacao primaria de determinantes eh na resolucao de sistema de equacoes
lineares. Hah inclusive aquela famosa formula, devida a Cramer, se naum me
engano, que permite encontrar a solucao de um sistema linear com matriz
quadrada naum singular atraves da relacao entre determinantes. Hah tambem
aplicacoes em Algebra Linear e na Programacao Linear pelo Metodo Simplex, a
qual eh uma aplicacao tecnica da Algebra Linear.

Existe tambem aplicacao dos determinantes em Analise, na determinacao dos
maximos e minimos de funcoes de R^n em R. Temos matrizes conhecidas por
Jacobiano, Lagrangeano, Hessiano, e outras, as quais sao muito importantes
no estudo de maximos e minimos e no campo da Programacao Nao Linear, a qual
eh uma aplicacao tecnica da Analise no R^n a problemas de otimizacao.
Aparecem os conceitos de matrizes positivas definidas e de matrizes
positivas semi-definidas, que sao correlatos com determinantes.

Mas, a despeito da importancia teorica dos determinantes, eu acho que quase
nunca se calcula de fato o determinante de uma matriz. Acho que eles sao
importantes para se demonstrarem alguns teoremas, mas sempre se consegue
chegar aos resultados finais sem se calcular determinantes, visto que ha
processos computacionalmente muito melhores.

Os numeros complexos tem grande aplicacao na teoria de circuitos eletricos.
A introducao dos numeros complexos (no sentido matematico) nesta teoria
torna as coisas muito menos complexas (no sentido etmologico) do que
trabalhar no conjunto dos reais.
Os complexos tambem tem grande aplicacao na teoria de controle de processos,
quando se trabalham com assuntos como estabilidade de sistemas e funcoes de
transferencia. Muitos conceitos da Analise Complexa, como singularidades,
polos, funcoes analiticas, sao empregados.

Embora nao seja possivel entrar nestes assuntos no nivel medio, acho que um
professor pode perfeitamente cita-los de forma simples, para que o aluno
perceba que estah estudando algo que tem de fato importancia pratica.

Artur

------- End of Original Message -------

OPEN Internet
@ Primeiro provedor do DF com anti-vírus no servidor de e-mails @