Date: 05/12/04 08:24:00
Subject: Re: [obm-l] Demonstracoes no ensino medio

On Wed, May 12, 2004 at 10:26:25AM -0300, Fellipe Rossi wrote:
> A verdade é que o que vende livros e conquista novos alunos não é o
> crescimento acadêmico, são os resultados.
> As pessoas escolhem fazer esse ou aquele curso ou colégio porque "ele aprova
> mais do q os outros no vestibular". E os cursos bitolam os alunos com
> fórmulas e teoremas que estes nem sabem de onde surgiram, mas que dão
> resultados num concurso.

Estamos ficando um pouco off-topic, mas eu discordo das generalizações
feitas pelo Fellipe. Alguns cursos talvez "bitolem" os alunos,
mas eu conheço cursos que não têm em absoluto este procedimento.
Isto de sair decorando fórmulas só dá resultados a curtíssimo prazo
e mesmo assim só se o concurso for muito mal feito. Acho que é bem
claro que quando a aluno decora sem entender ele esquece logo e mesmo
enquanto lembra do que decorou ele só sabe fazer exatamente aquele problema
decorado; qualquer mudança, por menor que seja, já desmonta o aluno.
Finalmente, eu acho que a existência de uma competição como o vestibular
ajuda a melhorar o ensino: não existindo esta pressão, mais escolas
e mais alunos se acomodariam na mediocridade.

[]s, N.

.