[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Re: [obm-l] Demonstracoes no ensino medio



Certamente não são todos os cursos.
O que eu quis dizer é que quando um curso bem sucedido recebe matrícula de
muitos alunos novos que, em sua maioria, não tem uma base forte, não há
tempo (quase sempre 1 ano, ou seja curtíssimo prazo) de ensinar toda a
matéria nos seus minimos detalhes, com demonstrações, etc. (isso me
referindo a um pré-vestibular "normal")

Então obtém amior sucesso aquele curso que consegue fazer a "bitolação mais
produtiva".

E o pior! A felicidade do aluno está em tirar a nota mais alta e não em
aprender!

PS: As cotas estão se alastrando! Minha opinião é ser totalmente contra
elas! Estudo da UERJ, faço Licensiatura em Matemática e, pasmem, outro dia o
profesor de cálculo teve que parar a aula pra ensinar a um grupo como se
fatorava uma equação do 2o. grau!! (BÁSKARA!)

Não quero começar a discussão sobre as cotas. Acho que estamos ficando bem
off-topic mesmo.

Abraços

----- Original Message -----
From: "Nicolau C. Saldanha" <nicolau@mat.puc-rio.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Wednesday, May 12, 2004 12:00 PM
Subject: Re: [obm-l] Demonstracoes no ensino medio


> On Wed, May 12, 2004 at 10:26:25AM -0300, Fellipe Rossi wrote:
> > A verdade é que o que vende livros e conquista novos alunos não é o
> > crescimento acadêmico, são os resultados.
> > As pessoas escolhem fazer esse ou aquele curso ou colégio porque "ele
aprova
> > mais do q os outros no vestibular". E os cursos bitolam os alunos com
> > fórmulas e teoremas que estes nem sabem de onde surgiram, mas que dão
> > resultados num concurso.
>
> Estamos ficando um pouco off-topic, mas eu discordo das generalizações
> feitas pelo Fellipe. Alguns cursos talvez "bitolem" os alunos,
> mas eu conheço cursos que não têm em absoluto este procedimento.
> Isto de sair decorando fórmulas só dá resultados a curtíssimo prazo
> e mesmo assim só se o concurso for muito mal feito. Acho que é bem
> claro que quando a aluno decora sem entender ele esquece logo e mesmo
> enquanto lembra do que decorou ele só sabe fazer exatamente aquele
problema
> decorado; qualquer mudança, por menor que seja, já desmonta o aluno.
> Finalmente, eu acho que a existência de uma competição como o vestibular
> ajuda a melhorar o ensino: não existindo esta pressão, mais escolas
> e mais alunos se acomodariam na mediocridade.
>
> []s, N.
> =========================================================================
> Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> =========================================================================
>
>


=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================