RE: [obm-l] cococolegio navalvalval

Olá Paulo,

	No Web Site da Olimpíada Brasileira de Matemática, você poderá
encontrar o seguinte parágrafo que descreve a Lista de Discussão de
Problemas de Matemática Olímpica:
"Está aberta uma lista de discussão de problemas de Matemática Olímpica.
A lista é inteiramente gratuita e encontra-se aberta a todos os alunos e
professores que quiserem participar."

	Existem vários níveis de Olimpíadas de Matemática no Brasil e no
mundo. Eu acredito que os alunos que estão se preparando podem encontrar
nesta lista um ponto de apoio. Cada um deles vai ter seus pontos fortes e
fracos na Matemática, assim como qualquer um de nós. Devemos ter bom senso
na hora de avaliar o que pode ser omitido numa resolução por ser óbvio e o
que deve ser apresentado por não ser tão evidente.

	Eu entendi perfeitamente todos os passos do seu raciocínio, porém
ele não é conclusivo, omite detalhes que não são nem um pouco elementares e
não é suficiente nem mesmo para resolver a questão original do Colégio Naval
com o enunciado incorreto.

	Quem sabe você não pode esclarecer OBJETIVAMENTE as questões que eu
apresento nos comentários abaixo. Entenda objetivamente como: apresentado
resultados completos (não parciais).

"1) Alguem errou o enunciado de uma questao e propos o calculo de 1/(M^2)  +

1/(N^3) quando deveria ter proposto 1/(N^3) + 1/(M^3).  Aqui, M e N sao
raizes de uma equacao do 2 grau."

COMENTÁRIO: Apresente uma solução elegante para o problema com o enunciado
errado. Quem sabe você não aplica a sua generalização do problema a este
caso particular. Porém, que a resolução seja mais simples do que substituir
M e N pelas raízes da equação.

"2) Dado que (M+N)^P = M^P + ALGO MAIS + N^P => M^P + N^P = (M+N)^P - ALGO
MAIS. Dai : 1/(N^P) + 1/(M^P) = [(M+N)^P - ALGO MAIS ]/(MN)^P e que (M+N)^P,
ALGO MAIS e (MN)^P podem ser efetivamente expressos em funcao de M+N e de MN
... ACABOU"

COMENTÁRIO: Apresentar um raciocínio Matemático com "ALGO MAIS" no meio de
uma expressão me parece algo um tanto quanto chulo. Dizer que "(M+N)^P, ALGO
MAIS e (MN)^P podem ser efetivamente expressos em funcao de M+N e de MN ...
ACABOU" omite uma questão nem um pouco elementar. Na realidade (M+N)^P e
(MN)^P já estão em função de M+N, MN e P. Porém, o "ALGO MAIS" que foi
omitido corresponde aos termos centrais (excluindo somente os termos
extremos) do desenvolvimento do Binômio de Newton e não é nem um pouco
simples colocá-los em função de M + N, MN e P.
Como você colocou como elementar esta passagem, por favor, nos apresente o
seu raciocínio matemático e APRESENTE uma fórmula geral que permita calcular
M^P + N^P em função de M + N, MN e P.

"3) O Passo 2) acima, numa lista de discussao de problemas de matematica
olimpica, e equivalente a querer ensinar o PAI NOSSO pra Padre Aposentado.
Logo, trivial e sem graca."

COMENTÁRIO: Infelizmente, apesar de já ter resolvidos vários problemas de
Olimpíadas de Matemática, eu ainda não consegui encontrar uma maneira
SIMPLES de deduzir M^P + N^P em função de M + N, MN e P. Porque você não
compartilha a sua dedução elementar conosco.

"4) O erro de enunciado do passo 1) propoe uma questao que - nao obstante
poder apresentar alguma assimetria - constitui-se num problema digno de
figurar nesta nossa lista e e conforme a nossa tradicao. Em x^2 - 10x + 1 =
0, como encontrar, por exemplo, 1/(M^537) + 1/(N^601), onde M e N sao
raizes."

COMENTÁRIO: Eu estou ansioso para ver o valor de 1/(M^537) + 1/(N^601),
sendo M e N raízes da equação x^2 - 10x + 1 = 0. Qual é o resultado desta
expressão? Por favor, apresente as duas soluções possíveis para o problema.

"Isso me parece uma questao interessante... O desenvolvimento abaixo pode
ajudar de alguma forma:"

COMENTÁRIO: Quer dizer que o desenvolvimento apresentado não resolve a
questão que você propôs?

"Sejam N e M raizes e A e B naturais positivos. Podemos admitir que:

M^A + N^A = C1 = Efetivamente calculavel em funcao de M+N e MN
M^B + N^B = C2 = Efetivamente calculavel em funcao de M+N e MN
Daqui : (M^A + N^B) + (M^B + N^A ) = C1 + C2 = efetivamente calculavel"

COMENTÁRIO: Na realidade, M^A + N^A = C1 pode ser calculado em função de M +
N, MN e "A" e M^B + N^B = C2 pode ser calculado em função de M + N, MN e
"B". Por favor, prove a sua afirmação MOSTRANDO a expressão de M^A + N^A em
função de M + N, MN e A.

COMENTÁRIO DO RESTANTE DO RACIOCÍNIO: Será que os jurados de uma Olimpíada
de Matemática aceitariam o desenvolvimento de um raciocínio matemático com a
omissão de vários passos essenciais e com expressões como "ALGO MAIS" e
"efetivamente calculável"? Deste modo, seria simples demonstrar um teorema,
bastando para isto omitir partes da demonstração e utilizar um "ALGO MAIS"
ou um "efetivamente calculável".
Quem sabe o Morgado, que já foi membro do Jurado Internacional na 34ª
Olimpíada Internacional de Matemática, realizada em Istambul em 1993, não
poderia nos esclarecer esta dúvida.

Abraços,

Rogério Moraes de Carvalho
Vou ver se consigo ser mais claro agora.

[...]

Mas (M^A+N^B)(M^B +N^A) = M^(A+B) + (MN)^A + (MN)^B + N^(A+B)
como M^(A+B) + N^(A+B) = (M+N)^(A+B) - ALGO MAIS = efetivamente
calculavel, entao :

(M^A+N^B)(M^B +N^A) = C3 = efetivamente calculavel

Fazendo M^A + N^B = D   e    M^B + N^A = E

D + E = C1 + C2
DE = C3
=> D e E sao efetivamente calculaveis.

Por lado, de :
M^A + N^A = C1 = Efetivamente calculavel em funcao de M+N e MN
M^B + N^B = C1 = Efetivamente calculavel em funcao de M+N e MN
Vem que C1*C2 = M^(A+B) + (M^A)(N^B) + (M^B)(N^A) + N^(A+B) =>
(M^A)(N^B) + (M^B)(N^A) = C1*C2 - [ M^(A+B) + N^(A+B) ] = C4 =
efetivamente calculavel e :

(M^A)(N^B)*(M^B)(N^A) = (MN)^(A+B) = C5 =efetivamente c alculavel

Fazendo (M^A)*(N^B) = F e (M^B)*(N^A) = G segue que :
F + G = C4
FG = C5
=> F e G sao efetivamente calculaveis.

Sao portanto efetivamente calculaveis D, E, F e G. Daqui :

1/(M^A)  +  1/(N^B) = [N^B +M^A]/[(M^A)(N^B)]=D/F = efetivamente calculavel
1/(M^B)  +  1/(N^A) = [N^A +M^B]/[(M^B)(N^A)]=E/G = efetivamente calculavel

Evidentemente, e necessario algum cuidado adicional num passo ou outro. Mas
isso e de
somenos interesse e deixamos ao Dr Pangloss, para que ele mostre sua
sapiencia e cuide
dos miiiiiinimos detalhes ...

E parabens ao colega que colocou o enunciado errado.

Um Abraco a Todos
Paulo Santa Rita
5,2310,130504

http://messenger.msn.com.br