Re: [obm-l] Mais casas de pombos (outra ideia)

So mais um lampejo de ideia para alguem da lista analisar antes de mim:
Estava pensando em listar os conjuntos "proibidos"(da forma {a,b,c,d} com a+b=c+d) e usa-los de um modo especial para achar N.
E algo como a soluçao "particionar em pares" da sua ultima mensagem.
Tentem ver se isso da certo...
Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet <peterdirichlet2002@yahoo.com.br> wrote:
Ola Claudio!
estou tentando analisar casos pequenos nesse problema.
Minha ideia e tentar escrever isto com linguagem de grafos. O problema e que eu nao sei como observar hipergrafos :(
Outra ideia e calcular quantas somas de dois elementos existem e que sao diferentes. E muita conta mas vale a pena...
PS.: Passa a sua demo pra gente tentar melhorar...

Claudio Buffara <claudio.buffara@terra.com.br> wrote:
Oi, Fred (e demais colegas):

Jah que estamos nesse assunto, aqui vai um problema que ainda estah em
aberto na lista:

Ache o menor inteiro N tal que dados quaisquer N elementos distintos do
conjunto {1,2,3,...,2004}, existem 4 elementos distintos dentre os N tais
que a soma de dois deles eh igual a soma dos outros dois.

Por enquanto, eu soh consegui provar que o N critico eh <= 90.

[]s,
Claudio.

TRANSIRE SVVM PECTVS MVNDOQVE POTIRI

CONGREGATI EX TOTO ORBE MATHEMATICI OB SCRIPTA INSIGNIA TRIBVERE

Fields Medal(John Charles Fields)

N.F.C. (Ne Fronti Crede)

Yahoo! Messenger - Fale com seus amigos online. Instale agora!