[obm-l] Cadeias de Markov: fluxo e equilibrio

Pessoal, tentei resolver esse problema, mas nao estou certo se o que eu
fiz é a demonstracao correta ou apenas uma heuristica (ou quem sabe uma
bela porcaria) portanto, gostaria que por favor analisassem e/ou
mandassem suas solucoes. Obrigado

Notacao : A^C complementar do conjunto A
           P[ij] probabilidade de transicao do estado i para o j

"Seja P a matriz de transição de uma cadeia de Markov. Seja pi sua
medida invariante (isto é, pi*P = pi). Prove que
Somatorio[i pert A]Somatorio[j pert A^C]pi[i]P[ij] = Somatorio[i pert
A^C]Somatorio[j pert A]pi[i]P[ij]. Isto é, em equilibrio, o fluxo medio
de um conjunto A de estados para o seu complementar é igual ao fluxo no
sentido contrario"

Demonstracao:

1) Desenvolvendo as somatorias, para cada termo pi[k]P[kn] do lado
esquerdo havera um termo pi[n]P[nk] do lado direito.
2) Da propriedade de "time reversible" das cadeias de Markov, vem que
pi*P[ij] = pi*[j]P[ji] para todo i,j

De 1 e de 2 resulta
Somatorio[i pert A]Somatorio[j pert A^C]pi[i]P[ij] = Somatorio[i pert
A^C]Somatorio[j pert A]pi[i]P[ij]

Obrigado pessoal.

--
Niski - http://www.linux.ime.usp.br/~niski