Re: [obm-l] O que eh "AO ACASO"?

Tudo depende em definir, com precisão, o que voce quer dizer com
"escolher uma corda ao acaso". Acho que o mais natural é pensar que
a posicao da corda pode ser escolhida de acordo com a distancia ao
centro do circulo. Nesse caso para o comprimento da corda ser maior que
sqrt(3) (comprimento do lado de um triangulo equilatero inscrito na
circunferencia) é preciso que a distancia entre a corda e o centro seja
menor do que 1/2 e a probabilidade pedida sai imediatamente. Mas tambem
é valido pensar no seguinte: Desenhe uma corda, por uma de sua
extremidade traçe uma tangente a circunferencia. O angulo formado entre
a corda e a tangente varia de 0 a 180, mas dai no caso voce esta
interessado quando angulo esta entre 60 e 120, o que fornece outro valor
para a probabilidade diferente da primeira formulação do problema.
A resposta mais apropriada deve ser dada levando em conta as condicoes
do experimento em que o problema é proposto. No caso especifico do
enunciado que voce propos, ambas as respostas 1/2 e 1/3 sao validas.

--
Niski - http://www.linux.ime.usp.br/~niski

[upon losing the use of his right eye]
"Now I will have less distraction"