RE: [obm-l] En:COLEGIO NAVAL

Olá Leandro,

	As questões das provas do Colégio Naval geralmente são muito
interessantes, principalmente as questões de Geometria Plana. Se for
possível, eu tenho interesse em obter as provas do Colégio Naval de todos os
anos que você tiver disponível. Você tem versões digitais destas provas?

	Vamos a uma solução para esta bela questão de geometria.

RESOLUÇÃO POSSÍVEL:

A diagonal BD divide o quadrilátero ABCD em dois triângulos, sendo que as
medidas de todos os lados destes triângulos foram fornecidas.
Triângulo ABD: AB = 42 = 7.6, BD = 56 = 7.8 e DA = 49 = 7.7
Triângulo BCD: BC = 48 = 8.6, CD = 64 = 8.8 e DB = 56 = 8.7

Observe que AB/BC = BD/CD = DA/DB = 7/8, portanto:
Triângulo ABD ~ Triângulo BCD, pelo critério LLL.
Logo: <BDA = <CDB (ângulos correspondentes nos triângulos semelhantes)
Sendo assim, o segmento DP pertence à reta bissetriz do ângulo ADC.

Aplicando o Teorema da bissetriz interna no segmento DP do triângulo ADC,
teremos:
PA/PB = DA/DC => PA/PB = 49/64

Resposta: Letra E

Atenciosamente,

Rogério Moraes de Carvalho
Consultor e Instrutor de Tecnologias da Informação
rogeriom@gmx.net