Re: [obm-l] derivadas parciais

Oi, Artur:

Eu estou no Rio e longe dos meus livros. Por isso pergunto:
Qual a definição de derivada direcional?

Eu me lembro de ter visto isso em Cálculo III mas foi no século passado...

Por acaso a derivada direcional da função f (definida num subconjunto aberto do R^n) no ponto x_0 e na direção do vetor v é igual a:
Dv(f)(x_0) =lim(t -> 0) (f(x_0 + t*v)- f(x_0))/t   (t real)?

Em caso afirmativo, v precisa ser um vetor unitário?

Eu pergunto porque se v for um vetor da base canônica do R^n (digamos o i-esimo: e_i), acho que o limite acima será igual à derivada parcial de f em relação a i-ésima variável independente. Daí, talvez seja só uma questão de expressar v em função dos vetores da base canônica.

Por exemplo, no R^2, suponhamos que v = a*i + b*j (a, b: reais).
Então, um pouquinho de álgebra resulta em:
(f(x_0 + t*v) - f(x_0))/t =
a*(f(x_0 + ta*i + tb*j) - f(x_0 + tb*j))/(ta) + b*(f(x_0 + tb*j) - f(x_0))/(tb).

Fazendo t -> 0, teremos que:
Dv(f)(x_0) = a*(df/dx)(x_0) + b*(df/dy)(x_0) ==>
Dv(f)(x_0) = < grad(f)(x_0) , v > = produto interno usual de grad(f) no ponto x_0 e v.

Se tudo acima estiver certo, então a existência das derivadas parciais no aberto implica a existência das derivadas direcionais.

[]s,
Claudio.