Re:[obm-l] prova do ime (de novo)

Oi Ponce,
este nome e´ famoso mas nao sei de onde.

Eu dei uma corrigida na versao do pdf e atualmente
o Acrobat 5 abre sem problemas mas o 4 do meu linux nao
abriu nao. Dei uma lida rapida e percebi uma
centena de erros de datilografia, principalmente na parte
dos gabaritos. Peco desculpas, mas tambem peco paciencia
pois nao sei quando terei tempo (=paciencia) para
fazer estas correcoes. Felizmente a maioria dos erros
sao fundamentalmente datilograficos entao nao e´ tao grave.
Os erros de matematica devem existir tambem, sao mais graves,
mas devem ser em menor quantidade (assim espero).

Eu tive uma certa pressa para disponibilizar o material
pois o meu tempo de moleza estava acabando (tenho que
voltar a carga ao trabalho, corrigir umas provas etc.)
e eu senti um certo interesse principalmente pelos
enunciados das provas. Eu tenho ainda os gabaritos feitos
por mim de todas as provas de Algebra e grande parte das provas
de Geometria. Mas isto vai demorar um ano ate´ eu voltar a trabalar
no material eletronico. Neste meio tempo, com o que esta´ la´
tem bastante "diversao" para muitos. De fato, com o formato
do vestibular atual, os gabaritos estao todos la´. As
provas antigas, as mais interessantes apenas para
os aficcionados, a gente espera um pouco mais
(ate´por que quem e´ aficcionado hoje sera´ sempre).

O trabalho de fazer este material e´interessante, mas e´
meio que frustrante por ser infinito. Voce sempre pode melhorar
a explicacao da solucao. Pode apontar outros caminhos.
As vezes um passo seu e´trivial para voce mas nao para outros
e vice-versa (o que e´muito comum em geometria); Nem sempre
da´para divisar uma solucao mais elegante; E ainda por cima,
eu tentei ter um certo cuidado com a diagramacao. Isto nao
deveria influir no conteudo, mas eu achei que ficava melhor ter
o enunciado junto da solucao, ter o enunciado na mesma pagina
da solujcao (para nao ficar indo e voltando etc); e ao mesmo
tempo tentei manter o material com um tamanho viavel.
Memso assim tem 80 paginas (contando com a duplicacao dos enunciados,
e´claro). Se fosse fazer os gabaritos de todas as provas
(meu plano denteo de 1/2 anos) a coisa vai para 200 paginas.
Bem, este e´ o lado bom da internet. 200 paginas eletronicas
sao viaveis para quase todos. ainda mais com custo baixo (=nada).

Bem, eu ia te oferecer para se voce quiser escanear suas provas e
me enviar os arquivos, eu me comprometeria a incorpora-las
no texto principal (dando os devidos creditos - quem
sabe assim outros se animam a colaborar). Daria ate´ prioridade
para esta tarefa antes das demais. O eSTUDE+ tem umas provas
da decada de 60. Eu nao sou membro de la´, mas eu tinha vontade
de ser para poder incorporar estas provas. Mas nao sei se teria algum
porblema legal, entao eu deixo isto para la´.
Quem sabe eu proponho uma troca? bem, deixa para la´estou
elucubrando demais.

Abraco,
sergio