Re: [obm-l] envoltória convexa e conjuntoscompactos

Oi, Artur e Eduardo:

Eu achei esses dois problemas interessantes tambem e tive uma ideia que
talvez funcione. Gostaria da opiniao de voces.

Problema 2:
Suponhamos que X nao seja compacto.

Se X nao for limitado, entao acabou, pois X eh homeomorfo a si mesmo.

Se X for limitado, entao X nao eh fechado. Logo, vai existir uma sequencia
(x(n)) de pontos de X que converge para um ponto "a" fora de X.

Considere a funcao F que leva cada ponto x de X num ponto F(x) tal que:
i) x, a e F(x) sao colineares, com a entre x e F(x);
ii) dist(F(x),a) = 1/dist(x,a).
Seja Y = F(X).

Entao, F eh um homeomorfismo entre X e Y e, alem disso, Y eh ilimitado, pois
dado A > 0, existe N tal que:
n > N ==> dist(x(n),a) < 1/A ==> dist(F(x(n)),a) > A

Ou seja, se X nao for compacto, entao X eh homeomorfo a um conjunto
ilimitado.

***

Problema 3:
Suponhamos que X nao seja compacto.

Se X nao for fechado, entao acabou, pois X eh homeomorfo a si mesmo.

Se X for fechado, entao X eh ilimitado.

Se X = R^n, entao acabou, pois R^n eh homeomorfo a qualquer bola aberta, a
qual nao eh fechada.

Se X <> R^n, entao vai existir um ponto "b" que nao pertence a X.

Considere a funcao F que leva cada ponto x de X num ponto F(x) tal que:
i) x, b e F(x) sao colineares, com b entre x e F(x);
ii) dist(F(x),b) = 1/dist(x,b).
Seja Y = F(X).

Da mesma forma que acima, F eh um homeomorfismo entre X e Y e, alem disso,
como X eh ilimitado, para cada eps > 0, existe x em X tal que:
dist(x,b) > 1/eps ==> dist(F(x),b) < eps ==> b eh aderente a Y.

No entanto, dist(x,b) > 0 ==> dist(F(x),b) > 0 ==> b nao pertence a Y ==>
Y nao eh fechado.

Ou seja, se X nao eh compacto, entao X eh homeomorfo a um conjunto que nao
eh fechado.

[]s,
Claudio.