Re: [obm-l] Geometria Plana - Desafio (?)

Vamos considerar a < b. Seja ainda P o ponto de encontro dos
prolongamentos dos lados não paralelos DA e CB. Conforme o enunciado,
[ABNM]=[NMDB] = S. ([figura] = área do figura) Vamos considerar [APB]=K.
APB ~ MPN  (razão a/x, onde MN = x). A razão entre as áreas é o quadrado
da razão de semelhança, portanto (K+S)/K = (x/a)². Ainda temos que
APB~DPC (razão a/b), portanto (K+2S)/K = (b/a)².
Escrevendo melhor as equações acima, temos:
1 + S/K = x²/a² -> S/K = (x²-a²)/a²
1 +2S/K = b²/a² -> 2S/K = (b²-a²)/a²
Dividindo a segunda pela primeira equação temos:
2(x²-a²) = b²-a²
2x²=b²+a²
x = SQRT{(a²+b²)/2}

Se eu não errei as contas acho que é isso.
[]'s MP