RE: [obm-l] Re: Relatividade

Ola Wallace e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Ok !

O Grande problema com as Velocidades Superluminais e que elas implicam na
quebra do Principio
da Antecedencia das Causas. A constancia da Velocidade da Luz foi uma
postulacao do Einstein
que :

1) Transformava UM PROBLEMA A SER RESOLVIDO ( A Constancia da Velocidade da
Luz evidenciada
pelas experiencias de Michelson ) em PRINCIPIO FISICO  A SER ACEITO.
2) Era corroborada pela experiencia
3) Permitia explicar a "solucao artificial" expressa nas transformacoes de
Lorentz.

Note que o item 1) e uma atitude paliativa prevista quando do advento do
Teorema de Godel,
isto e, pensava-se entao que, se houver um Teorema indemonstravel mas que
verificamos ser verdadeiro podemos transforma-lo num axioma, recuperando
temporariamente e de forma artificial
a completude do sistema.

( Note tambem que a solucao - genial - do Einstein e uma prova indireta do
que falei antes : O
problema entao em aberto ( Como explicar a constancia da velocidade da Luz
? ) estava, em
verdade, mal formulado. Foi formulando-o corretamente que Einstein encontrou
a solucao
que chamamos Relatividade e que tanto admiramos. )

Em que pese ser o mapeamente SISTEMA LOGICO FORMAL <-> TEORIA FISICA algo
nao obvio
e nao trivial, carecendo portanto de um tratamento particular, a percepcao
da analogia e forte
o suficiente para nos inspirar. Mas se se admite isso, entao haveria uma
incompletude futura
previsivel e inevitavel ...

O teorema de Bell cumpre esse papel.

Qualquer Teoria Fisica, atual ou do Futuro, deve ser necessariamente global,
vale dizer, doravante,
nenhuma construcao teorica fundada nas vizinhancas de qualquer evento pode
ser base para
compreende-lo. E, alem disso, ha necessariamente interacoes instantaneas
globais superluminais,
que portanto derrogam o principio de causalidade.

Note que o Teorema de Bell ja foi inumeras vezes confirmado
experimentalmente, sobretudo
pelo experimento Aspect. Nao e portanto uma mera consequencia logica do erro
cometido
pelo Von Newmann ( Foi em cima deste erro que o Bell descobriu a sua
desigualdade ! )

Assim o Teorema de Bell e uma desigualdade logicamente necessaria que nao
depende de
uma teoria particular ( apesar de usar, em geral, objetos quanticos em sua
verificacao ) e que
ja obteve diversas comprovacoes experimentais. O Principio da causalidade,
e, tao somente,
uma mera fé ...

Mas entre a fe e o fato, a maioria se agarra a fe, pois o fato e por demasia
assombroso para
ser aceito com naturalidade. Ele implica numa forma de pensar que vai de
encontro a todo um
passado cientifico de sucessos, quando nos acostumamos a pensar
Newtonianamente,
Einstenianamente. Aqui o sucesso do passado se transformou numa prisao que
nos tem impedido
de viver a realidade atual com as suas novidades e surpresas.

Quem vive de glorias passadas e Museu.

E absolutamente fundamental que certos paradigmas do passado, ainda hoje
presentes em teorias
em construcao, tal como a teoria das strings, sejam deixados de lado e
passemos a olhar a realidade
tal como ela tem se apresentado, sem medo e sem pressupostos.

A quebra do Principio da Causalidade, antes de ser algo inaceitavel e ruim,
e a unica forma de
construirmos uma Fisica de caracter teleologico que nao seja uma mera
construcao filosofica,
desprovidade de bases experimentais ...

Se o evento ocorre antes da sua causa, inevitavelmente algum(ns) de seus
atributos mensuraveis
ficarao indeterminados, desde que eu mantenha o (pre)conceito que as causas
devem surgir antes
no tempo ... Esses atributos podem ser, por exemplo, a posicao e o momento
linear de um quon ...

Um Abraco
Paulo Santa Rita
4,1250,280404