Re:[obm-l] Geometria Plana - Desafio (?)

      De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br
    Para: obm-l@mat.puc-rio.br
    Data: Tue, 27 Apr 2004 18:42:49 -0300
 Assunto: [obm-l] Geometria Plana - Desafio (?)

> Bom, esta questão foi um desafio para mim, não sei
para os senhores :

> Dado um trapézio ABCD de bases AB= a e CD=b e os
pontos M e N pertencentes aos lados NÃO-paralelos. Se
o segmento MN divide esse trapézio em dois outros
trapézios equivalentes, calcule MN em função dos lados
AB=a e CD=b.

> Victor.

=========

Olá Victor, esse acho que é do Naval de 99.
Na verdade, ai vai uma dica:
Em uma prova de múltipla escolha, como a do Naval,
quando o enunciado for parecido com este, ou seja,
pede a prova de uma relação na maioria dos casos
geométrica , para valer para todos os casos,ela deve
ser genérica , você pode provar para um caso
particular , que fatalmente valerá para o caso
genérico . Isso vem da seguinte suposição:
Em uma prova de múltipla escolha, normalmente quando
se pede para encontrar uma relação é porque ela é
verdadeira para todos os casos, incluindo assim o caso
particular que será mais fácil de fazer.
Mas o problema em questão acho que não muda muita
coisa, pois é um pouco trivial-não utiliza nenhuma
idéia esperta- mas na prova do CN de 01, se não me
engano , tem um da área do triângulo que ajuda muito
considerar o triângulo eqüilátero e se for tentar
fazer com um triângulo qualquer , tem umas idéias
maneirinhas.
Abraços
Luiz H. Barbosa

AntiPop-up UOL - É grátis!