Re: [obm-l] Re: [obm-l] Olimpíada Cearense2003-max

Eu me lembro de quando a questao foi discutida aki.  O Nicolau se nao me
engano acabou provando ki se a razao  > Pi. O homem sempre se da bem.  E nao
precisa de calculo nao.  Nao consegui achar o arquivo pra mostrar entao
escrevo a resposta como lembro.

Que fique claro ki a solucao eu li de alguem( quase certeza o Nicolau ) e
portando a gloria e dele, e logicamente as besteiras escritas sao minhas ;)

Com a razao = 4

O homen anda ate 1/4 R.  Se o homem corre em volta do circulo R/4 e o
cachorro R.  O cachorro ta sempre cobrindo o mesmo angulo.  Mas ai o homem
da um passo pra dentro... da pra ver ki devagarinho o homem vai abrindo
distancia  So precisa saber a formula do comprimento da circunferencia...
ate ki a distancia e 5/4R - um passo

Nesse instante o homem corre pra cerca... ele tem ki correr 3/4R + (um
passo)... o cachorro tem ki correr Pi*R

como razao = 4
o homem escapa se Pi*R - 4*( 3/4R + umpasso ) > 0
Pi*R - 3*R - (um passo)*4 > 0
(Pi-3)*R > 4* (um passo)
0.1417...*R > 4*(um passo)

Como o passo pode ser arbitrariamente pequeno...o homen escapa.
Nao vai ser mordido, mas vai morrer de infarte depois de tanto correr ;)

>From: Claudio Buffara <claudio.buffara@terra.com.br>
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: Re: [obm-l] Re: [obm-l] Olimpíada Cearense2003-max
>Date: Mon, 26 Apr 2004 14:19:27 -0300

>são

>deste

>Oi, Nicolau:
>
>A sua solucao usa calculo e isso me parece inevitavel nessa questao. Nao
>sei
>que tipo de olimpiada eh a cearense, mas imagino que seja a nivel de 2o.
>grau. Eh justo colocar uma questao que soh possa ser resolvida com calculo
> [...]

Lose those love handles! MSN Fitness shows you two moves to slim your waist.
http://fitness.msn.com/articles/feeds/article.aspx?dept=exercise&article=et_pv_030104_lovehandles