From: Gustavo Baggio
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Sent: Friday, April 23, 2004 12:57 AM
Subject: [obm-l] combinatória LXV

Valeu Felipe, valeu Augusto...

Tem mais exercícios que to me encrecando, ainda mais que eu invoquei de fazer todos que tem aqui (92), se alguém pudesse me ajudar (again, again, again .... )

1 No sistema decimal, quantos números de 6 dígitos distintos possuem 3 dígitos pares e 3 dígitos ímpares?

2 Dentre as permutaçães dos 10 dígitos (0, 1, 2, ... , 9) quantas são aquelas em que o primeiro digito é maior do que 1 e o último digitos é menor do que 7?

3 Um bote tem 8 lugares, 4 frente e 4 atras. De quantas maneiras podemos escolher um tripulação para o bote se dos 31 candidatos, 10 preferem frente, 12 preferem atras e 9 não tem preferência.

4 De quantas maneiras podemos permutar as letras da palavra PÔSTER de tal forma que haja 2 consoantes entre as 2 vogais?

Respostas.
4. 3 x 48
1.64.800
2. 2.056.320
Gustavo
=======

Yahoo! Messenger - Fale com seus amigos online. Instale agora!

Yahoo! Messenger - Fale com seus amigos online. Instale agora!