Re: [obm-l] Re: [obm-l] Máximos e mínimos

Eu entendi o que voce quer dizer mas se
f(x,y) = 1/(x^2+y^2-1)
então o dominio é
x^2 + y^2 - 1 != 0
x^2 + y^2 != 1
Ou seja é o R^2 menos uma circunferencia de centro na origem e raio 1,
certo?
Pois bem, pelo teorema de Weierstrass se f(x,y) for continua num
compacto existe valor minimo e maximo da funcao e se nao estiver num
ponto critico esta nos pontos de fronteira do dominio sob o qual f é
definida.
Mas veja que o dominio da f em questao não é um conjunto compacto então
Weierstrass não vale. Acredito que a unica maneira de se procurar pontos
de maximo e minimo seja igualando as derivadas parciais a zero e com o
criterio da segunda derivada , peneirar o que é ponto de maximo, minimo
e de sela.
Creio que seja isso.