Re: [obm-l] Máximos e mínimos

É obrigado utilizar multiplicadores de Lagrange? Vou tomar outro caminho.

Notacao:
f[x] derivada parcial de f em relacao x.
=! diferente de

Do enunciado temos
f[x] = -2x/(x^2 + y^2 -1)^2
f[y] = -2y/(x^2 + y^2 -1)^2

Os pontos criticos sao achados impondo

-2x/(x^2 + y^2 -1)^2 = 0 (I)
-2y/(x^2 + y^2 -1)^2 = 0 (II)

Temos então de (I)
impondo x = 0
Assim de II:
-2y/(y^2 -1)^2 = 0
só podemos escolher
y = 0
Então um ponto critico é (0,0)
Para saber se (0,0) corresponde a um minimo local, maximo local ou ponto
de sela, pode-se utilizar o teste da segunda derivada. Para isso vamos
avaliar o valor de:
D = (f[xx](0,0))*(f[yy](0,0)) - [f[xy](0,0)]^2
D = -4 - 0
D = -4
Como D < 0 , (0,0) é um ponto de sela.

Se não for isso me avise para pensarmos mais!

--
Niski - http://www.linux.ime.usp.br/~niski

[upon losing the use of his right eye]
"Now I will have less distraction"