RE: [obm-l] Provas IME 1996/1997-2003/2004

Caros colegas,
Obrigado pelas sugestoes e comentarios, em particular
do Dirichlet (nunca pensei que ia escrever isto), Samuel, Guilherme,
P. Santa Rita e Gustavo. Respondendo a todos, a minnha ideia e´ manter um
arquivo unico, pelo menos por enquanto pois a versao atual deve ser
bastante
modificada (para corrigir erros e acrescentar possiveis solucoes
alternativas). Alem disto o arquivo ainda nao esta´ muito grande (500 KB)
e eu acho mais simples manter um unico arquivo do que ficar monitorando,
atualizando corrigindo, baixando uma serie de arquivos pequenos.

Minha ideia e´ salvar quaisquer solucoes alternativas e correcoes para
implementa-las conjuntamente apos a fase 1. A fase 1 consiste em incluir
todas
as provas ate´ 1991/1992 (quando houve a  unificacao das provas de
matematica
em apenas uma prova). Apos isto, eu dou uma mexida no texto, melhorando-o,
corrigindo-o e incorporando solucoes alternativas interessantes.

Na fase 2 eu faria as provas de Algebra ate´ o incio da decada de 80. Na
fase 3 eu faria as provas de Geometria ate´ o incio da decada de 80. A
paritr dai a gente ve o que vai dar (isto deve ser dentro de um ano e eu
nao consigo prever o que vai acontecer ate´ la´).

Para uma melhor informacao eu tenho todas as provas ate´ 1991/1992
(a partir de 2003/2004). Na verdade houve um periodo (qu e eu nao sei qual
e´ - gostaria de saber) em que houve 2 provas de matematica em paralelo:
uma para alunos civis e outra para militares. Das militares (que eu nao
sei quantas sao) eu so´ tenho a  de 1995.

Alguem pediu para eu dividir a solucao das questoes com o grupo. Este e´
exatamente um dos meus objetivos. Quem tiver solucoes alternativas
(muito provavelmente as minhas solucoes nao sao as mais elegantes)
por favor me enviem que eu (terminando a fase 1) posso incorpora-las
(dependendo do volume) no material.

Do periodo em que havia duas provas (Algebra e Geometria ou Matematica I e
Matematica II) eu tenho as seguitnes provas:

Matematica I (1980/1981, 1982/1983-1987/1988, 1989/1990, 1990/1991)
Matematica II (1977/1978, 1979/1980-1987/1988, 1989/1990, 1990/1991)

Sem querer fazer propaganda o Estude+ tem umas provas antiquissimas. Acho
quie sao umas 5 da decada de 60! Mais tarde vou procurar fazer uma
barganha com
eles para tentar incorporar o material deles e disponibilizar o meu.
Mais tarde ainda gostaria de oferecer o meu material para o IME. Mas ate´
la´ o material vai ter que estar muito bom para se tonar alguma coisa
oficial.

Em relacao ao andamento da coisa, ja´ estou trabalhando na prova de
1995/1996. Mas e´ tudo muito trabalhoso (acho que nao da´ para ter a nocao
de quanto). Mas e´ prazeroso ver o resultado e mais ainda saber que outras
pessoas estariam se beneficiando dele.

Abraco,
sergio