Re: [obm-l] Problemas de Olimpiadas

Olimpiada da India - 1995:
Problema 4) ABC eh um triangulo com a circunferencia inscrita K de raio r.
Uma circunferencia K' de raio r' estah dentro de ABC e tangencia AB, AC e K
externamente. Mostre que r'/r = [tg((pi-A)/4)]^2.
Solucao:
Fazendo a figura facilita o entendimento.
Sejam O e O' os centros de K e K' respectivamente e t a reta tangente comum
a K e K'. A reta t encontra AB e AC em D e E respectivamente. Seja ainda  T
o ponto de tangengia de K e K'.
i) A, O' e O sao colineares (AO eh bissetriz interna de A e AO' tambem);
ii) O', T e O sao colineares (O'T eh perpendicular a t e OT tambem);
De i) e ii) conclui-se que A, O', T e O sao colineares.
iii) Triangulo DOT eh retangulo em T e ang DOT = (pi-A)/4;
iv) Triangulo DO'T eh retangulo em T e ang O'DT = (pi-A)/4;
De iii) tem-se:
tg((pi-A)/4) = DT/r => DT = r*tg((pi-A)/4)
De iv) tem-se:
tg((pi-A)/4) = r'/DT => r'/r = [tg((pi-A)/4)]^2.