[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re:_[obm-l]_dúvida

On Fri, Apr 16, 2004 at 01:50:18PM -0300, Nicolau C. Saldanha wrote:

> Eu concordo com a idéia geral apresentada pelo Morgado: inventar uma notação
> estranha só atrapalha. Mas acho que este não é o caso se estamos falando
> de usar log para o logaritmo na base e. O livro do Ahlfors de Análise Complexa
> usa log para o logaritmo na base e sem nem uma palavra sobre outras notações
> ou outras bases (nem aparece no livro ocasião para calcular logs em outras
> bases). Admito que o exemplo foi tomado unicamente pq o livro estava em cima
> da minha mesa (estou dando um curso de análise complexa). Peça ao maple
> [...]

Eu deveria ter mandado isso na outra mensagem, mas não resisto.
Isto é o que a minha máquina linux retorna quando faço "man log":

EXP(3)              Linux Programmer's Manual              EXP(3)

NAME
       exp,  log, log10, pow - exponential, logarithmic and power
       functions

SYNOPSIS
       #include <math.h>

       double exp(double x);

       double log(double x);

       double log10(double x);

       double pow(double x, double y);

DESCRIPTION
       The exp() function returns the value of  e  (the  base  of
       natural logarithms) raised to the power of x.

       The log() function returns the natural logarithm of x.

       The log10() function returns the base-10 logarithm of x.

       The  pow()  function  returns the value of x raised to the
       power of y.

Ou seja, C também usa log para logaritmo na base e.

[]s, N.