Re: [obm-l] duvida basica: mdc e mmc, conjunto

Grupo de divisores de a chamamos de A
1|a
x1|a
x2|a
a|a

Grupo de divisores de b chamamos de B
1|b
y1|b
y2|b
b|b

Intersecção de A com B = divisores em comum
mmc(a,b)=maior nº da intersecção
Ex: 30 e 84
2.3.5 e 2.2.3.7
Maior nº é 6

mdc(a,b)
Ai divide a.b pelo maior divisores em comum
a.b/(A int. B)
Ex:(30*84)/6=2520/6=420

Sendo xn, xn1, xn2 ... xnm os divisores em comum de a e b, sendo xn

<xn1<xn2 < ... < xnm

mdc= a.b/xnm
mmc= xnm

(a.b/xnm)*(xnm)=a.b

(30*84/6)*6=30*84

Acho que dá pra mostrar isso de um jeito melhor mas... :)
Avise qualquer erro no raciocínio

[]'s
MauZ