[obm-l] Paradoxo dos Cursinhos

Voces jah repararem que as propagandas de quase todos os cursinhos de
preparacao para o vestibular dao enfase aos primeiros lugares obtidos por
seus alunos?

Me parece obvio que quando um aluno obtem o primeiro lugar em algum
vestibular (especialmente se for um curso muito concorrido, tipo medicina,
engenharia ou direito), o merito eh muito mais do aluno do que do cursinho,
por melhor que seja o cursinho.

Eu acredito que a maioria das pessoas tenha a mesma opiniao.
Portanto, se esse eh realmente o caso, nao seria melhor que os cursinhos
enfatizassem sua capacidade de aprovar alunos medianos ou mesmo fracos?

Se eu sou um aluno mediocre e quero prestar vestibular pra engenharia, por
exemplo, pouco me importa que um dado cursinho tenha obtido o primeiro lugar
no IME, no ITA ou na Poli nos anos anteriores. O que me interessa eh que
este cursinho seja capaz de preparar uma besta quadrada que nem eu pra
passar no vestibular.

Enfim, eu gostaria de ter uma explicacao convincente para este fenomeno.

[]s e boa Pascoa,
Claudio.