RE: [obm-l] Um limite meio chato

CONSEGUI!!
Essa e muito legal!Vou deixar um rascunho no fim da mensagem para nao atrapalhar quem ainda nao fez...Talvez o Gugu tente essa, e meio no estilo dele....Tem muita conta mas e bem divertido.
PS.:SEM USAR DERIVADA, NEM L'HOSPITAL-BERNOULLI, NEM NADA DISSO!!

" f(x)= (x*cos (x) -sen (x))/(x^3)
Determine lim f(x) se x tende a zero."

Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet <peterdirichlet2002@yahoo.com.br> wrote:
Ta.Ai o que temos?
sen (x + arctg(-x)), vai dar algo como infinito vezes zero.Nao entendi essa...

Qwert Smith <lord_qwert@hotmail.com> wrote:

Ki tal reescrever como sqrt[ 1/(x^6) + 1/(x^4)]*sen(x + arctg(-x))?

> [...]
>alem!!!!).
>Mas ai me veio uma ideia: que! tal adaptar Taylor?Assim:provar que
>x-x^3/3!+x^5/5! e a melhor aproximaçao de um polinomio de grau 5 de sen x e
>depois algo parecido com xcos x, e demonstrar tudo a prtir dai...
>Captaram?E entao, alguma ajuda?
>
>Ass.:Johann
>

>TRANSIRE SVVM PECTVS MVNDOQVE POTIRI
>
>CONGREGATI EX TOTO ORBE MATHEMATICI OB SCRIPTA INSIGNIA TRIBVERE
>
>Fields Medal(John Charles Fields)
>

>---------------------------------
>Yahoo! Mail - O melhor e-mail do Brasil. Abra sua conta agora!

Get tax tips, tools and access to IRS forms – all in one place at MSN Money!
http://moneycentral.msn.com/tax/home.asp

=========================================================================.br/~nicolau/olimp/obm-l.html

TRANSIRE SVVM PECTVS MVNDOQVE POTIRI

CONGREGATI EX TOTO ORBE MATHEMATICI OB SCRIPTA INSIGNIA TRIBVERE

Fields Medal(John Charles Fields)

Yahoo! Mail - O melhor e-mail do Brasil. Abra sua conta agora!

Para baixo....

Mais um pouco

Pra so um bocadinho....

agora foi!

Bem, escrevi assim:

f(x)=(x*cos(x)-sen(x))/x^3

Tente escrever f(2x) em funçao de f(x) e mais uns trambolhos que tendem a algo que ce nao sabe

Primeiro calculamos lim (x->0) ((x-senx)/(x^3))  ( pois e , isso aparece sim!)  .Veja que se substituirmos x por 3x, podemos abrir tudo e escrever como f(x) mais algo que tende a 1 vezes uma constante facil de determinar (bem, use o fato dde que sen 3x= 3 sen x - 4 (sen x)^3 ou algo parecido.... )