Re: [obm-l] congruencia e aritmetica modular

Sim, foi exatamente essa a minha interpretação. Na ajuda da calculadora, como se vê, é dito que se trata do resto de x/y. Mas se o conceito lá exposto estiver errado, então, conseqüentemente, eu errei na explicação.

----- Original Message -----
Sent: Sunday, April 04, 2004 5:44 PM
Subject: Re: [obm-l] congruencia e aritmetica modular

Eu entendi o que o Rafael estava querendo dizer com 9 mod 4 = 1, pois 9 / 4 = 2 e resto 1. Quem usa o Windows sabe que tem aquela calculadora, certo ? Eh so clicar em *mod* com o lado direito do mouse e aparecerah *o que eh isto*, clique com o esquerdo do mouse. Para quem estiver com preguica vou postar aqui o que eh dito:

Tecla Mod

Exibe o módulo, ou o resto, de x/y. Use este botão como um operador binário.
Por exemplo, para calcular o módulo de 5 dividido por 3, clique em 5 MOD 3 =, que é igual a 2.
Equivalente de teclado = %