Re: [obm-l] CR(n,p) = C(n+p-1,p)

on 29.03.04 14:33, David M. Cardoso at david-obm@suati.com.br wrote:

> CR -> Combinação com repetição.
> C  -> Combinação
>
> Se não me engano, existe uma formula q diz o seguinte:
> CR(n,p) = C(n+p-1,p)
>
> Eu queria entender a lógica dessa formula,
> que é útil por exemplo pra resolver:
>
> a + b + c + d = 20
> Quantas soluções tem isso?
>
> Exemplos de soluções:
> 3 + 4 + 2 + 11 => 111.1111.11.11111111111
> 5 + 0 + 9 + 6  => 11111..111111111.111111
>
> Para calcular todas as soluções, seria (eu acho) "só"
> contar de quantas formas eu posso posicionar 3 pontinhos
> em 21 posições.

> [...]
Oi, David:

A sua ideia de colocar separadores (".") entre os 1's eh boa, mas talvez
seja melhor comecar contando o numero de solucoes inteiras e ESTRITAMENTE
POSITIVAS da equacao:
x_1 + x_2 + ... + x_p = n

Voce comeca com n 1's em sequencia e precisa colocar p separadores de modo
que dois separadores quaisquer nao possam ficar adjacentes. Ou seja, dos n-1
espacos existentes entre os 1's voce precisa escolher p-1 espacos, de modo a
ficar com p grupos nao vazios de 1's (o i-esimo grupo contem x_i 1's e deve
ser nao vazio pois x_i deve ser positivo). Logo, o numero de solucoes
inteiras e positivas dessa equacao eh igual ao numero de maneiras de se
escolher p-1 espacos de um universo de n-1 espacos, ou seja, Binom(n-1,p-1).

Agora, suponha que voce queira o numero de solucoes inteiras e NAO-NEGATIVAS
de:
x_1 + x_2 + ... + x_p = n  (*)

Nesse caso, alguns dos x_i podem ser iguais a zero. No entanto, voce pode
fazer a mudanca de variaveis y_i = x_i + 1 (1 <= i <= p), de forma que a
cada solucao nao-negativa (x_1,x_2,...,x_p) corresponda exatamente uma
solucao positiva (y_1,y_2,...,y_p). Re-escrevendo a equacoa em funcao dos
y_i, ficamos com:
ou:

Soh que os y_i soh podem ser positivos. Ou seja, o numero de solucoes
inteiras e nao-negativas de (*) eh igual ao numero de solucoes inteiras e
positivas de (**)

Mas isso eh igual a Binom(n+p-1,p-1).

Espero ter sido claro.

[]s,