From: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br] On
Behalf Of Artur Costa Steiner
Sent: Wednesday, March 24, 2004 1:16 PM
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Subject: Re: [obm-l] Gradiente

Uma referencia on line estah no Math World,
http://mathworld.wolfram.com/Gradient.html

O Math World naum eh de forma alguma uma fonte completa, mas dah uma
indicacao sobre o conceito procurado.

O gradiente d uma funcao real f(x1..., x_n) eh um vetor do R^n cujas
componentes sao as derivadas parciais de f com relacao a cada uma das
variaveis x1...x_n (asumindo-se que tais derivadas existam no ponto em
questao). O gradiente eh um conceito muito util eh muito usado em problemas
de programacao matematica, quando se deseja determinar o minimo ou o maximo
de uma funcao de diversas variaveis. Pode-se demonstrar que, se vc estah em
um ponto (x1....x_n), entao o maximo aumento de f eh obtido quando vc
"desliza" na direcao de seu gradiente (eh a maxima reducao eh obtida na
diracao oposta ao gradiente). Esta conclusao eh muito utilizada por
algoritmos de otimizacao.
Se f passa por um maximo ou um minimo em um ponto interior de seu dominio e
seu gradinete existe neste ponto, entao ele eh nulo, quer dizer, todas as
derivadas parciais se anulam.

O assunto eh extenso, para entende-lo vc deve consultar um bom livro de
Calculo ou de Analise.
Artur