[obm-l] Transformadas

Eu estava procurando na internet sobre o que é a tal transformada de Laplace, e o que é a transformada de Fourier... Mas só achei sites cheios de contas e de coisas que eu não entendo (sou um singelo autodidata do calculo 1)....
Alguem sabe me dizer o que é isso, pra que serve? o que se ganha com elas? quem são elas?

Afinal o que são as tai tranformadas....
(se for possivel explicar com elementos do universo do calculo 1 eu agradeço! hehehe) :)

Obrigado,
    Fabiano.

---