[obm-l] RE: [obm-l] exercício elon ( explicacao )

Ola Bruno e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Esta Lista de Discussao foi originalmente concebida para discutirmos
problemas de Matematica
Olimpica e, portanto, na mensagem abaixo, eu fugi a este objetivo original,
nao obstante muitas
outras mensagens tambem tenham esta caracteristica.

Entretanto, tudo que ha ali ( na mensagem abaixo ) e bastante elementar e a
imensa maioria da
nossa plateia deve entender sem dificuldade. Senao :

R^n = e o produto cartesiano : RxRxRx...xR ( N vezes ), isto e, R^n e o
conjunto de todas as
N-uplas ordenadas. X e um sub-conjunto de R^n.

Bola(x,e) = conjunto de todos os "y" pertencentes a R^n tais que a distancia
de cada um deles
a "x" e menor que "e"(epsilon). Aqui, "distancia", e uma medida da separacao
entre os pontos.
A distancia usual entre dois pontos na geometria analitica e uma "distancia"
valida, chamada
distancia euclidiana. Mas existem diversas maneiras de definir distancia, de
acordo com o contexto
no qual estamos trabalhando.

O que e importante e que para os objetivos da analise, qualquer duas
distancia derivadas de
uma norma sao equivalentes, vale dizer, levam aos mesmos resultados em
termos de limites. Assim,
qualquer norma pode ser usada.

Conjunto Convexo : Uma figura e convexa quando o segmento que liga dois
pontos quaisquer
dela esta inteiramente contido na figura. Exatamente este conceito que foi
usado aqui. Para
ver isso claramente, sejam A e B de R^2, considere os pontos do segmento que
liga A com B.
Usando geometria, verifique que vai existir um t, 0 =< t =< 1, tal que  :

t*A + (1-t)*B  e o ponto do segmento.

Assim, conjunto convexo e so uma generalizacao da ideia que voces tem de
figura convexa. Nada
alem disso : Palavras dificeis pra coisas simples ! Em verdade, isto pode
ate ser generalizado :

Seja A um conjunto convexo, isto e, o segmento que liga dois pontos de A
esta inteiramente
contido em A. Se a1, a2, ..., an sao reais nao negativos e a1 + a2 + ... +
a2 = 1 entao
a1*A1 + a2*A2 + ... + an*An esta em A para quaisquer A1, A2, ..., An de A.

Bom, estou dando estas rapidas explicacoes em respeito a nossa plateia de 1
e 2 graus. Espero que elas tenham deixado claro os conceitos usados abaixo.

Um abracao a todos
Paulo Santa Rita
7,2038,200304