Re: [obm-l] Pequeno erro (um desafio em calculadoras)

Rafael.
Em primeiro lugar, não concordo que o Niski tenha errado o problema por
causa da aproximação. Ele sabia que
i >= 4log[2](10) e
12 < 4log[2](10)< 16
Isto NÃO QUER DIZER que i >= 16. O i pode estar entre 4log[2](10)e 16.
Em segundo lugar, pode ser enfadonho calcular a raiz cúbica de um número em
uma calculadora com 4 operações e raiz quadrada, se tivermos que recorrer a
isso todas as vezes que este cálculo aparecer. No entanto, acho um desafio
interessantíssimo e muito instrutivo no que diz respeito aos métodos
iterativos de resoluções de equações. Pode ser um exemplo interessante para
se começar uma aula sobre Método de Newton.
Saudações matemáticas.
Fabio Henrique

Em 19 Mar 2004, obm-l@mat.puc-rio.br escreveu:

>Bem, o fato é que eu não sugeri em *nenhum* momento que se usasse uma
>calculadora. A minha idéia era simplesmente mostrar que a aproximação feita
>do log(10,2) estava gerando o erro. Há pouco li uma mensagem do Ricardo em
>que ele expôs habilmente como a aproximação estava errada, algo que eu não
>havia feito.
>
>Sobre o problema que você propõe, bem, ele é muito enfadonho. Antes das
>calculadoras, foram criados algoritmos para a extração de raízes quadradas
>cúbicas. Eu cheguei a aprender ambos, embora isso só fizesse sentido se
> [...]

Voce quer um iGMail protegido contra vírus e spams?
Clique aqui: http://www.igmailseguro.ig.com.br