RE: [obm-l] Jogo Racional X Irracional

Eh, houve um equivoco no enunciado.
Depois eu pensei no seguinte: E, se em vez de racional e irracional o
problema estabelecesse algebrico e transcendente? Qual seria a complicacao
introduzida? Aih me dei conta e, como a resposta eh simples, eu jah respondo
sem sugerir o problema aa lista. Absolutamente nenhuma, pois os algebricos
tambem sao numeraveis, e a mesma estrategia funciona. O cara do
transcendente ganha sempre.
O problema original ficaria de fato mais complicado se as regras do jogo
estabelecessem que, em cada lance m, devessemos ter Lm =1/m, ao inves de
0<Lm<=1/m. Mas, ainda assim, acho que o jogador do irracional garantiria a
vitoria. Em um numero finito de lances ele poderia nao garantir a exclusao
de um racional x_n, mas, aa medida em que m for aumentando, ele pode excluir
os racionais que ficaram para tras.
Artur