Re: [obm-l] Subcorpos nao-enumeraveis de R

On Fri, Mar 19, 2004 at 08:33:41AM -0300, Claudio Buffara wrote:

> Posso dizer que um conjunto tem medida zero se ele estah contido numa uniao
> de intervalos abertos cuja soma dos comprimentos eh arbitrariamente pequena
> (que nem na demonstracao de que um conjunto enumeravel tem medida nula, onde
> colocamos o elemento x_k dentro um intervalo de comprimento
> epsilon/2^(k+1))?

Sim.

> Onde encontro uma demonstracao de que L tem medida nula?

Não sei, mas é bem fácil. Tome bolinhas centradas nos racionais p/q,
0 < p < q, com raio q^(-n): seja a_n a soma do comprimento destes intervalos.
Claramente a_n < SOMA_{q > 1} (q-1)*q^(-n) e não é difícil provar daí que
lim_{n -> infinito} a_n = 0.

> Vou pesquisar uma demonstracao disso. Imagino que qualquer bom livro de
> teoria da medida (sobre a qual nao sei nada) contenha uma.

Olhe para os complementos: são dois conjuntos de medida zero.
Assim a união dos complementos também tem medida zero.
Mas a união dos complementos é o complemento da interseção.

> E tambem vou pensar mais sobre a existencia de um subcorpo proprio e
> nao-enumeravel de R. Alias, eh possivel exibir um exemplo, ou existe apenas
> uma prova de que algum existe?

Boa pergunta. A prova que eu conheço usa o axioma da escolha.
Não sei se existe um exemplo explícito.

[]s, N.