Re: [obm-l] Números complexos como matriz

Isto acontece quando ce tenta descrever os reais atraves de conjuntos de racionais.Eu ja deixei, ha dez mil anos atras(), algo assim na lista.Queria ate saber como Dedekind era bom em facas para cortes de reais...

Claudio Buffara <claudio.buffara@terra.com.br> wrote:
on 17.03.04 22:11, Rafael at cyberhelp@bol.com.br wrote:

> Pessoal,
>
> Eu estava lendo que existe um estudo sobre números complexos, no qual um
> número complexo z = a + bi pode ser tratado como uma matriz quadrada 2x2 da
> forma: a_11 = a; a_12 = -b; a_21 = b; a_22 = a. Todas as propriedades dos
> números complexos poderiam ser obtidas através de matrizes, resultando em
> processos que transformam as características geométricas dos números
> complexos em algo simples.
>
> Até agora, notei que a raiz quadrada do determinante da matriz é o módulo de
> z. Alguém conhece mais sobre o assunto? Como se chama esse estudo?

Esse eh um exemplo de isomorfismo, no caso entre dois corpos (conjuntos
munidos de duas operacoes sujeitas as mesmas regras que, digamos, o conjunto
dos racionais com adicao e multiplicacao).

Um isomorfismo entre os corpos A e B eh uma bijecao f: A -> B tal que f(x+y)
= f(x)+f(y) e f(xy) = f(x)f(y) para quaisquer x, y em A.

No seu caso, A = corpo dos complexos, munido das duas operacoes usuais -
adicao e multiplicacao) e B = corpo das matrizes reais 2x2 da forma descrita
acima, munido das operacoes de adicao e multiplicacao de matrizes.

Por exemplo, o polinomio caracteristico da matriz:
a -b
b a
eh p(x) = x^2 - 2ax + a^2 + b^2.
Uma das raizes eh justamente a + bi.

A existencia desse isomorfismo diz que, para todos os efeitos, pelo menos
quanto ao comportamento algebrico dos seus elementos, A e B sao "o mesmo"
corpo.

[]s,
Claudio.

TRANSIRE SVVM PECTVS MVNDOQVE POTIRI

CONGREGATI EX TOTO ORBE MATHEMATICI OB SCRIPTA INSIGNIA TRIBVERE

Fields Medal(John Charles Fields)

Yahoo! Mail - O melhor e-mail do Brasil. Abra sua conta agora!