[obm-l] RE: [obm-l] Números complexos como matriz

Isto me parece mais um caso tipico de isomorfismo, que identifica o conjunto
dos complexos - no caso, o corpop dos complexos - com o conjunto das
matrizes -tambem um corpo - da forma que vc citou. Um isomorfismo eh uma
bijecao entre dois corpos que preserva as operacoes de adicao e de
multiplicacao neles definidas. Se A e B sao corpos e f:A-> B eh um
isomorfismo, entao para todos x e y em A temos f(x+y) = f(x) + f(y) e f(x*y)
= f(x)* f(y), onde + e * devem ser entendidas conforme definidas nos corpos
A e B.
Eh atraves de um isomorfismo 	que chegamos aa representacao dos complexos
na forma a+ b*i, a qual nos permite considerar que numeros reais sao
complexos com parte imaginaria nula. Tambem atraves de isomorfismo podemos
idenficar o corpo das matrizes quadradas de ordem 1 e termo real com o corpo
dos reais.
Artur