Re: [obm-l] Subcorpos nao-enumeraveis de R

on 17.03.04 21:49, Nicolau C. Saldanha at nicolau@mat.puc-rio.br wrote:

> Você precisa adjuntar um conjunto *não enumerável* de transcendentes,
> senão o corpo continua enumerável.

Claro! Q(Pi) = corpo das funcoes racionais em Pi. E se voce adjuntar um
conjunto apenas enumeravel de transcendentes voce soh fica com o corpo dos
quocientes de polinomios de varias variaveis nestes transcendentes, que
ainda eh enumeravel.

> Realmente, esta é a dificuldade.

Por esta resposta, eu imagino que os matematicos nao sabem nem como comecar
a resolver esse problema no caso geral. Tudo bem. Eu volto a perguntar daqui
a uns 250 anos...

[]s,
Claudio.