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Re: [obm-l] Diagramas



Sejam A o conjunto dos alunos que falam mandarim, B o conjunto dos alunos
que falam malaio, C o conjunto dos alunos que falam tâmil:

n(A) = 26
n(B) = 16
n(C) = 8
n(A U B U C) = 39
n(A inter B inter C) = 0

n(A U B U C) = n(A) + n(A) + n(C) - n(A inter B) - n(A inter C) - n(B inter
C) + n(A inter B inter C)
39 = 26 + 16 + 8 - n(A inter B) - n(A inter C) - n(B inter C) + 0
n(A inter B) + n(A inter C) + n(B inter C) = 11


Minha curiosidade: será que algum aluno estadunidense, canadense, inglês,
australiano ou de outro país anglófono tem interesse por esses idiomas?!
Tâmil??? ........


Abraços,

Rafael de A. Sampaio




----- Original Message -----
From: Faelccmm@aol.com
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Sent: Saturday, March 13, 2004 12:30 AM
Subject: [obm-l] Diagramas


Ola pessoal,

Resolvi o problema abaixo e minha resposta foi 11. Sera que resolvi certo,
pois nao tenho o gabarito ?
ps: resolvi por Venn-Euler



In a class of 39 students, besides speaking English, every
student speaks at least one of the following second languages:
Mandarian, Malay and Tamil. 26 students speak Mandarian, 16
speak Malay and 8 speak Tamil. No student speaks all three of
these second languages. How many pupils speak two of these
second languages?

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Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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